Colheita de amostras

Colheita de Amostra:
1. Analisar a torneira e verificar o seu estado de conservação. Caso possua acessórios conectados (ex: mangueira), retirar os mesmos sempre que possível.
2. Sem prévio escoamento, retirar a amostra no frasco destinado a análises químicas, não deixando ar no interior do frasco.
3. Desinfectar a torneira utilizando uma chama (ex: maçarico ou molhar com álcool e inflamar) de modo a garantir a destruição dos microrganismos que se encontrem no bocal. No caso do bocal ser plástico ou não ser possível fazer chama por questões de segurança, mergulhar o bocal da torneira numa solução de álcool etílico a 70% durante 2 a 3 minutos. No caso de não possuir a referida solução, usar álcool puro.
4. Abrir ao máximo a torneira durante cerca de 10 segundos e reduzir o escoamento de seguida. Recolher a amostra para análise microbiológica (frasco identificado para esse efeito e que normalmente está envolto numa manga plástica usada durante a esterilização), enchendo completamente o frasco e colocar a tampa apertando bem.
Nunca tocar o interior do frasco e/ou da tampa.
Evitar falar durante a recolha da amostra até ao fecho do frasco.
Manter o frasco aberto durante o menor período de tempo possível e mantendo a tampa sempre virada para baixo e na outra mão (nunca pousar a tampa no chão ou qualquer superficie não desinfectada).
5. Se necessário, recolher seguidamente as amostras adicionais de água.
6. Identificar cuidadosamente os frascos com a data, hora e origem da água (ex: companhia, furo, tanque). Pode-se utilizar para o efeito uma etiqueta fornecida pelo Laboratório ou um marcador indelével.
7. Se possível transportar de imediato a amostra para o Laboratório. Caso tal não seja possível, colocar as amostras no frigorífico e transportá-las para o Laboratório num prazo máximo de 6 horas.
8. Caso tenha qualquer dúvida, esclarecer a mesma antes da recolha da amostra.
9. No caso de torneiras ao ar livre, evitar recolher as amostras durante períodos de chuva e/ou vento.
10. Sempre que possível, transportar as amostras para o Laboratório em arca frigorífica ou outro tipo de equipamento que garanta a refrigeração dos frascos.